Princípios Pedagógicos
Educação Fundamental
- Princípios Pedagógicos
- Objetivos Gerais do Fundamental Porto Real
- O Papel do Professor
- Método Alfabetização Fônico – Consciência Fonólogica
- Método Singapura – Matemática
- Imersão em inglês – Certificação Cambridge
- Refeitório Educativo
- Programa de Poesia e Memorização
- Programa de Virtudes Humanas
- Educação Física Diária
- Trabalho Autônomo e Cooperativo do Aluno
Princípios Pedagógicos – Ensino Fundamental
O projeto Educacional do Ensino Fundamental dá continuidade ao trabalho desenvolvido na Educação Infantil e constitui uma dupla meta: o desenvolvimento intelectual e a formação ética de nossos alunos. Utilizamos:
• Método fônico de alfabetização;
• Método Singapura para a matemática;
• Inglês diário pelas abordagens CLIL e ESL com certificação Cambridge ao final de cada etapa.
Além disso, oferecemos educação física diária, aulas de música e artes.
Objetivos Gerais do Fundamental Porto Real
As capacidades gerais, que serão aquelas trabalhadas em todas as áreas, têm em conta que a criança dessa idade tem características psicológicas e desenvolvimento físico e mental peculiares. Por essa razão, o Ensino Fundamental I possui um nível de substancialidade própria, em que há momentos ótimos para a aprendizagem e a aquisição de hábitos de conduta.
Ao finalizar o Ensino Fundamental I, como resultado desse processo, o aluno terá desenvolvido a capacidade de:
1. Aplicar as técnicas de trabalho intelectual (processos de pensamento, habilidades mentais, técnicas de estudo, etc.) necessárias para realizar sua tarefa com a maior perfeição possível, cuidando dos detalhes de ordem, pontualidade, limpeza e cuidado com os instrumentos de trabalho, valorizando a obra bem feita como meio de aperfeiçoamento pessoal.
2. Compreender e produzir mensagens orais e escritas em português, atendendo a diferentes intenções e contextos de comunicação. Compreender e produzir mensagens orais e escritas simples e contextualizadas em língua estrangeira (inglês).
3. Utilizar na resolução de problemas simples os procedimentos oportunos para obter a informação pertinente e representá-la mediante códigos, levando em conta as condições necessárias para sua solução.
4. Identificar e apresentar questões e problemas a partir da experiência diária, utilizando os conhecimentos adquiridos, os recursos disponíveis e a colaboração de outras pessoas, se for necessário, para resolvê-los de forma autônoma e criativa.
5. Utilizar os diferentes meios de expressão (verbal, corporal, visual, plástica, musical e matemática) para se comunicar, desenvolvendo o raciocínio lógico, verbal e matemático, assim como a sensibilidade estética, a criatividade e a capacidade para valorizar e apreciar as obras e manifestações artísticas.
6. Adquirir hábitos de caráter ético e religioso que levem a prezar a importância dos valores básicos da cultura e do espírito e adquirir gradualmente um sentido mais profundo da liberdade e da responsabilidade mediante o desenvolvimento das virtudes humanas e de suficiente critério moral.
7. Empregar com proveito e iniciativa o tempo livre, mediante a prática habitual das preferências esportivas e culturais.
O Papel do Professor
Acreditamos que o professor não é uma mero transmissor de conhecimentos mais ou menos amplos, mas deve promover o desenvolvimento completo da pessoa de cada um dos seus alunos, com uma função educadora dirigida à totalidade da pessoa e não somente à dimensão cognitiva. Para desempenhar sua tarefa com qualidade, ela necessita refletir sobre o próprio trabalho para melhorá-lo, com uma atitude de formação permanente e disposição para o trabalho em equipe.
O professor tem o papel de mediador na aprendizagem de seus alunos, de facilitador de suas descobertas. Mas, é o aluno quem em última instância modifica e reelabora seus esquemas de conhecimento construindo sua própria aprendizagem. As possibilidades das crianças – muito mais ricas do que habitualmente se crê – se manifestam com todo seu vigor sempre que saibam graduar as dificuldades.
Programa de formação de Professores
Para que desempenhem bem o seu papel, oferecemos aos nossos professores formação técnica e humana semanal, ao longo de todo o ano letivo. Além disso, oferecemos cursos de formação para profissionais da área de educação com o intuito de difundir o nosso conhecimento e contribuir para a Educação de um modo geral.
A imersão em inglês começa no berçário, e a partir de 3 anos, as aulas de inglês têm a duração de 50 minutos todos os dias.
Método Alfabetização Fônico – Consciência Fonólogica
Todas as evidências científicas coletadas nos últimos 30 anos demonstram, de maneira inequívoca, a superioridade dos métodos fônicos sobre os demais. A maioria dos países do mundo preconizam o uso desses métodos em suas diretrizes curriculares nacionais.
Nesta etapa inicial de escolarização, o aluno está aprendendo a ler: a prioridade, a atenção e o esforço se concentram em quebrar, decifrar o código alfabeto. Esta é a etapa do aprender a ler. Num outro momento, ele estará apto a aprender a partir do que se lê.
Utilizamos o método fônico que ensina a relação entre grafemas (letras) e fonemas (diferentes sons menores que a sílaba). Este ensino permite à criança descobrir o princípio alfabético e, progressivamente, dominar o conhecimento ortográfico próprio de sua língua.
Trabalhamos desde a educação infantil competências da alfabetização, como a consciência fonológica e familiaridade com livros e textos impressos.
No processo de alfabetização, trabalhamos a decodificação e a fluência. Acompanhamos o aluno para que leia corretamente com precisão e rapidez e compreendendo o que lê. A fluência na leitura deve progredir conforme os anos, com o hábito e com a prática de habilidades adequadas.
No ensino da escrita, trabalhamos progressivamente a caligrafia (legibilidade e fluência para escrever), ortografia, consciência sintática e a produção de textos.
Método Singapura – Matemática
O Método Singapura, é um método mais visual/mais gráfico de ensinar matemática. Singapura tem os melhores resultados em matemática segundo a prova de avaliação internacional Pisa, realizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Optamos por adotar este método em nosso colégio e nossa direção e professores receberam treinamento específico para aplicá-lo em sala de aula.
Imersão em inglês – Certificação Cambridge
Quanto mais novas são as crianças, mais facilidade têm para aprender um idioma. Nestas idades o cérebro tem uma plasticidade que permite ouvir e discriminar uma ampla gama de sons, que anos mais tarde será muito difícil de captar.
No ensino fundamental, através das abordagens CLIL e ESL, trabalhamos as competências linguísticas e as aptidões para a comunicação oral em um inglês vivencial. Oferecemos uma carga horária de 7 tempos semanais e certificação de Cambridge ao final de cada etapa. Contamos com professores especializados que promovem uma verdadeira imersão trabalhando conteúdos em aulas exclusivas em inglês.
Refeitório Educativo
Nossas crianças fazem boa parte das refeições no Colégio Porto Real, por isso, o refeitório de nossa escola passa a ser um espaço de socialização, convívio e aprendizado.
Por se tornar uma extensão da cozinha de casa, em nosso refeitório são moldados valores relacionados à alimentação saudável e bons modos, como: correta utilização de talheres, guardanapo, esperar os amigos, não falar de boca cheia e experimentação de novos sabores.
Sentadas à mesa, as crianças aprendem com os colegas a compartilhar suas refeições, a se servir e testar sua autonomia.
Programa de Poesia
A poesia, presente na rotina diária da educação infantil também permanece durante o ensino fundamental. Nessas séries, os alunos são expostos a uma mesma poesia por 15 dias, a memorizam e posteriormente apresentam para a turma em um concurso de declamação no qual são avaliados nos quesitos: gestual, entonação, ritmo, memória e postura..
Os objetivos da atividade são: trabalhar a entonação, o vocabulário e o significado das palavras, o ritmo, a prosódia, a exposição oral e a memória.
A memória é um dos alicerces mais importantes para a formação do intelecto. A criatividade e o raciocínio lógico não se desenvolvem no vazio, mas sobre algum conteúdo, e este deve necessariamente ser transmitido à criança.
Quanto mais rico o conteúdo e mais eficaz a transmissão, mais equipada a criança estará para raciocinar logicamente e exercer sua imaginação de forma criativa. Os benefícios da memorização da poesia são diversos e essenciais, como:
- o enriquecimento dos meios de expressão por meio do aumento do vocabulário e da familiarização com estruturas sintáticas mais complexas;
- o desenvolvimento da dicção, entonação e consciência fonêmica;
- a percepção de padrões e sequências;
- o trabalho de consciência corporal durante a declamação.
Programa de Virtudes Humanas
A educação do homem pode resumir-se a ajudá-lo a ser quem é, a alcançar seu fim, com a ajuda de disposições estáveis (hábitos) que lhe facilitem a prática do bem.
O Colégio Porto Real tem o Programa de Virtudes como parte integrante do seu ideal educativo pois consideramos indispensável para uma autêntica educação de qualidade. Para que a educação nas virtudes alcance a sua máxima realização e se conquiste a maturidade progressiva e harmônica da criança, é imprescindível a estreita colaboração entre pais e educadores e o esforço para serem exemplares. A unidade de intenções e a ação proporciona aos filhos a confiança e a segurança de que necessitam.
Dentro de nosso projeto educativo, em cada mês, focamos em uma virtude. Os alunos aprendem de forma lúdica e prática a importância das virtudes, dentro e fora de sala de aula
Educação Física Diária
Através da atividade física diária, o aluno desenvolve aptidões sensoriais e motoras, hábitos de saúde e higiene pessoal, além de fomentar virtudes humanas como coragem, resiliência, generosidade, humildade, paciência – entre outras.
Alguns exemplos de como trabalhamos as virtudes na psicomotricidade
- coragem, resiliência, generosidade (passar a bola),
- humildade (aprender a perder e a não ficar se achando o melhor),
- paciência (saber fazer exercícios de ginástica que acha chato até ganhar musculatura)
- amizade (compartilhar as jogadas, vibrar com as vitórias, dar lugar no time, deixar beber a água os companheiros antes dele, etc).
Trabalho Autônomo e Cooperativo do Aluno
Procuramos desenvolver nos alunos a aprendizagem autônoma, tanto independente como cooperativa. Ao ganhar autonomia, os estudantes estarão em melhores condições de enfrentar os problemas que se apresentam todos os dias, poderão prever as consequências de seus atos e aprenderão de seus erros, de modo que tomarão suas decisões com mais responsabilidade.