Princípios Pedagógicos
Educação Infantil
- Educação Infantil
- O Protagonismo dos Pais no Desenvolvimento Infantil
- Aprendizagem de Idiomas
- Psicomotricidade Diária
- Programa de Virtudes
- Programa de Poesia Memorização Infantil
- Audição Musical
- Refeitório Educativo
- A Aprendizagem por Descoberta, Curiosidade e Criatividade
- O Desenvolvimento da Segurança e da Autoestima
Educação Infantil
O projeto pedagógico do Colégio Porto Real promove a aprendizagem oportuna, oferecendo aos alunos uma rica e organizada estimulação, para que alcancem (de acordo com as condições pessoais de cada um) níveis ótimos de maturidade neurológica, de desenvolvimento e aprendizagem. Nosso projeto contempla:
O Protagonismo dos Pais no Desenvolvimento Infantil
O papel dos pais no desenvolvimento de aprendizagens oportunas é primordial. Um ambiente familiar rico em estímulos educativos é o melhor fundamento para a construção de uma educação de qualidade.
As crianças que têm forte apoio familiar apresentam maior capacidade de adaptação, de solução de problemas, de aprendizagem, uma melhor qualidade de brincadeiras e uma melhor competência social na relações entre iguais.
Atualmente, uma das características da vida familiar é a grande quantidade de ocupações e preocupações que tornam difícil desfrutar da convivência do lar. Por esta razão, estabelecemos uma relação frequente entre as professoras e os pais para prestar-lhes um assessoramento educativo de qualidade.
Aprendizagem de Idiomas
Ensinamos a língua inglesa diariamente de forma vivencial, através do uso deste idioma nas atividades de contação de histórias, jogos, representações e canções. Contamos com professores especializados que promovem uma verdadeira imersão trabalhando conteúdos em aulas exclusivas em inglês.
A imersão em inglês começa no berçário, e a partir de 3 anos, as aulas de inglês têm a duração de 50 minutos todos os dias.
Psicomotricidade Diária
O movimento é a base do desenvolvimento físico e psíquico do homem. Uma completa educação do movimento tem uma influência positiva nas aprendizagens escolares. Oferecemos uma rica rotina de psicomotricidade diariamente.
Na educação infantil, a psicomotricidade atua como um importante instrumento de ensino e dá suporte a todo processo de desenvolvimento da criança. Auxilia o desenvolvimento neurológico, estimulando e fazendo um trabalho preventivo às possíveis dificuldades de aprendizagem, leitura, escrita, motoras, emocionais.
Programa de Virtudes
A educação em valores deve começar desde cedo, propiciando a aquisição de hábitos que irão aperfeiçoar a criança como pessoa.
Na educação infantil, podemos desenvolver hábitos de ordem, obediência, sinceridade, generosidade, alegria, trabalho e respeito a natureza por exemplo. A atuação conjunta entre família e escola pode favorecer muito a aquisição desses hábitos.
Dentro de nosso projeto educativo, em cada mês, focamos em uma virtude. As crianças aprendem de forma lúdica e prática a importância das virtudes, dentro e fora de sala de aula.
Programa de Poesia Memorização Infantil
No Porto Real, o desenvolvimento da linguagem é trabalhado fundamentalmente por meio de poesias, trava-línguas, adivinhações e contos.
Sabemos que a aquisição da linguagem se realiza essencialmente por impregnação, imitação e repetição. Com essas atividades diárias, as crianças vão adquirindo uma articulação mais clara, desenvolver uma memória e compreensão verbal melhor.
Com as poesias, trabalhamos a educação do ouvido, do sentido rítmico, da voz, do movimento, do gesto e da expressão corporal. Melhora-se a articulação e a emissão da voz, assim como a formação de frases. Desenvolve-se a linguagem e amplia-se o vocabulário e se potencializa a memória e a imaginação.
Durante um mês, uma mesma poesia é repetida diariamente para favorecer a memorização. As poesias crescem em tamanho e complexidade de acordo com a série.
Audição Musical
A música tem um valor essencial para o homem e contribui para seu desenvolvimento integral. Quanto mais exercitamos os diferentes sentidos, mais favorecemos o desenvolvimento global da inteligência e a capacidade para o aprendizado. É muito importante que as crianças escutem músicas sem texto, porque o texto desvia da música a atenção da criança.
Nesse sentido, a audição de música clássica: desenvolve o sentido auditivo, facilita a aprendizagem de outros idiomas, favorece a capacidade de ouvir e a discriminação auditiva, cultiva a sensibilidade estética da criança e o gosto pela música, cria um ambiente adequado para a interpretação musical, a expressão pessoal e a criatividade.
Nossos alunos da educação infantil ouvem todos os dias um trecho de uma música selecionada (alguns minutos), num ambiente de alegria e atenção. Para aguçar a curiosidade dos alunos, ao longo da semana, a professora oferece alguns dados biográficos, retratos do autor e de instrumentos musicais.
Refeitório Educativo
Desde pequenas, incentivamos a autonomia das crianças para comerem sozinhas, experimentar novos alimentos, utilizar corretamente os talheres e, conforme vão crescendo, se servir sem ajuda.
O momento das refeições é uma excelente oportunidade para desenvolver as virtudes: civilidade, fortaleza, organização, espírito de serviço…E como aprendem com facilidade! As famílias agradecem por terem crianças que se alimentam bem e ajudam com prazer em casa na hora das refeições!
A Aprendizagem por Descoberta, Curiosidade e Criatividade
A curiosidade e a exploração estão intimamente ligadas à criatividade.
Sabemos que é muito importante dar às crianças, a partir dos 2 anos, os meios para que descubram diferentes alternativas na resolução de problemas, já que nesta idade a curiosidade e a capacidade de indagação são umas das suas características principais.
O desenvolvimento da criatividade tem por objeto que a criança vá mais além que a fase de aprendizagem por descoberta. Trata-se de fomentar na criança a criação de algo novo.
Para que a criança seja criativa procuramos oferecer-lhe oportunidades, dar-lhe grande variedade de materiais e de experiências criativas como a pintura, a música, a argila, o papel, a água, etc.
O Desenvolvimento da Segurança e da Autoestima
A relação entre a professora e os alunos deve realizar-se dentro de um ambiente de afeto, com sentido positivo, com relações de compreensão, aceitação incondicional, trato confiado e respeito.
A criança deve se sentir acolhida por sua professora de maneira permanente. A cordialidade e qualidade da relação entre eles depende, em boa medida, do convencimento de que a criança é uma pessoa a que se deve respeito. Os sinais de respeito são numerosos, como olhá-los ao falar colocando-se na sua altura, respeitar o ritmo de trabalho de cada um, não superprotegê-lo, ensiná-lo a ter autonomia, escutá-lo com atenção, valorizar seus esforços e animá-los a fazer as coisas melhor, indicar-lhes com claridade o que está bem e o que está mal.
A autoestima influi na conduta da criança, a segurança pessoal lhe ajuda a se esforçar e atingir novas metas.